sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Era das Lendas RPG - 1: Apresentação

O clássico jogo de computador 'Age of Empires'
Grande inspiração para meu projeto Era das Lendas
(Resumo TL;DR)

. O Era das Lendas é um projeto de rpg cuja proposta é emular as sagas e herois dos textos clássicos, mas usando a própria Terra histórica como cenário, mantendo ainda os elementos mitológicos da magia e das divindades.
. A ambientação básica será no Colapso da Era de Bronze (~1300-900 BCE), o mesmo período da Guerra de Troia, da Invasão Dória e de outras datas lendárias.
. O sistema será inspirado nos rpgs Old School, especialmente em AD&D.

><><

Pois então, hora de apresentar o projeto no qual estou me dedicando nos últimos dias (e que, vale ressaltar, veio a motivar a criação deste blog), o Era das Lendas. Provavelmente, você deve ter chegado a este blog ao me ver falar deste projeto em alguma comunidade nas redes sociais, e espero que o pouco que eu tenha falado lá tenha sido o suficiente para atiçar-lhe a curiosidade. Mas agora irei fazer as devidas apresentações.

Era das Lendas é a proposta de fazer um rpg old school nos moldes dos épicos e das sagas, usando como inspiração os textos clássicos - sejam eles mitológicos ou religiosos, novos ou antigos -, como a Ilíada, Odisseia e Teogonia gregos; o Kojiki japonês; o Mahabarata indiano; o Épico de Gilgamesh sumério; o Livro de Am-Tuat egípcio; a Saga dos Volsungos nórdico; o Beowulf inglês; o Lebor Gébala Érenn irlandês; o Torah judeu; a Bíblia cristã; Os Lusíadas português; A Demanada do Graal do ciclo Arturiano das novelas de cavalaria; As Sagas Eslavas; entre muitos outros mais.

É verdade que tal proposta de emular as sagas clássicas já existe em outros rpgs. Por exemplo, o Slaine d20 se fundamenta na mitologia céltica; o Testament d20 se fundamenta no antigo testamento; Arrows of Indra bebe diretamente do Mahabarata indiano; e Spears of the Dawn usa diversas lendas de várias culturas africanas para criar seu cenário. E até mesmo o primeiro e mais famoso dentre todos os rpgs, o Dungeons and Dragons, baseou muitos de seus cenários mais famosos (Dragonlance, Greyhawk, Forgotten Realms) na mitologia europeia, especialmente nas histórias de cavalaria arturianas. Então, com todos esses rpgs já existindo, por quê desenvolver o Era das Lendas?

A diferença na proposta de Era das Lendas está em que todos estes rpgs que apresentei usaram as lendas como base para criar um mundo fantástico e semelhante ao nosso, mas que não é o nosso. E é essa a questão de Era das Lendas: usar a própria Terra como cenário. Exatamente, ao invés de criar cidades, países e lugares inspirados nos textos clássicos, Era das Lendas pretende buscar os lugares históricos nos quais os textos foram construídos e usar a própria Terra como cenário.

Sim, haveria ressalvas. Seria uma Terra mitológica, mágica. Aquela Terra que lemos nas sagas antigas; onde Hércules foi até o inferno para capturar Cerberus; onde Circe transformava marinheiros em lobos, leões e porcos; onde os bardos dos Tuatha de Danan lançavam bolas de fogo com suas canções. A magia estaria, portanto, presente, da mesma forma como também estariam os deuses e divindades.

Esse poderia ser um ponto complicado ao misturar diversas crenças e colocar em contato várias divindades, especialmente lidando com textos religiosos como a Bíblia e o Torah. Contudo, a intenção não é criar atrito  de caráter religioso, mas sim de gerar possibilidades de aventuras que se assemelhem ao que lemos nestes textos. Acredito que seria muito interessante, por exemplo, poder criar um heroi israelita, capaz de convocar o auxílio de anjos e pronunciar salmos místicos.

Portanto, essa é a proposta de Era das Lendas. Criar um rpg que utilize nossa Terra mitológica como cenário, a qual, apesar de fantástica, ainda sim seria a nossa Terra, com milhares de anos de história, textos, línguas, música, arte, impérios, povos e civilizações que um mestre poderia utilizar em suas campanhas.

No próximo post, irei falar da ambientação básica do rpg: O Colapso da Era de Bronze, um período de catástrofes e guerras que assolou toda a região do Mediterrâneo entre 1300 e 900 BC, que levou ao fim do poderio de Micenas, do Novo Império Egípcio e dos Hititas. Foi esse o período da Guerra de Troia, do Reinado de Davi, da Invasão dos Dorios (que viriam a constituir a Grécia clássica) e do ataque dos misteriosos Povos do Mar, que ainda hoje intriga os cientistas. Quanto ao sistema, que será inspirado principalmente em AD&D, falarei mais dele no 3o post, inclusive o porquê da escolha dos sistemas old school ao invés de algum mais novo (como o FATE, Dungeon World, d20, Gurps).








Um comentário:

  1. Victor, achei sua ideia fantástica. Pode ficar realmente muito interessante esse jogo.

    ResponderExcluir