sábado, 9 de agosto de 2014

RPGaDay, Dado/set de dados favorito – The One Ring e Battletech

Na foto, meus sets favoritos: O Um Anel e Battletech
- ao fundo, Aura -

Participando do evento do #RPGaDay, nesse post curto falarei de meus sets de dados favoritos. O set do rpg O Um Anel e os dados do jogo de estratégia Battletech.

The One Ring rpg
em português, O Um Anel

O sistema de O Um Anel usa 6d6 e 1d12 para fazer suas rolagens. O 1d12 é o dado básico, ao qual são adicionados 1d6 para cada nível de perícia que o personagem tiver. É um sistema bastante elegante e original que vale a pena dar uma lida. Eu comentei superficialmente sobre ele em meu post sobre viagens, e futuramente pretendo fazer um post extensivo sobre ele.

Contudo, focando apenas nos dados, adoro o design deles. Os d6 têm números pretos – 4, 5, 6 – e os brancos – 1, 2, 3. 'vazados'. Isso tem um funcionamento mecânico; pois, quando o personagem de um jogador está com a condição de 'cansado', ele ignora os números brancos, tornando as jogadas mais difíceis. Esse é um dos sistemas mais simples e eficientes que já vi para marcar fadiga num rpg.

O d12 tem números que vão do 1 ao 10, com o 11 substituído pelo olho de Sauron e o 12 substituído pela runa de Gandalf. Quando cai Gandalf, normalmente indica um sucesso automático. Quando cai Sauron, indica a possibilidade de falha crítica. Devido à isso, esse é um dos sistemas mais incríveis para se ter eventos fenomenais dentro do jogo. Já tive, em sessão, jogadores conseguindo intimidar Espectros e seduzirem Vampiros simplesmente com rolagens épicas a partir disso.

Em suma, um dos dados mais bonitos que já vi num produto de rpg.


Caixa do Battletech

Dados Battletech
Agora, falando de Battletech, ele é um jogo de combate estratégico usando mechas (robôs gigantes). Battletech tem décadas de história e comprometimento de uma fanbase enorme, e merece ser discutido a miúdos em outra hora. Focando apenas nos dados, o jogo usa 2d6 para fazer suas rolagens. Esses são os 2d6 que vieram na caixa do jogo e, para mim, são os 2d6 mais belos que tenho. Simples, com cores vivas, um sendo o oposto do outro, as pontas côncavas. Gosto muito deles.

Esse foi um post curto, mas espero que tenham gostado. Logo falo mais.

Até então,
Valete!

Nenhum comentário:

Postar um comentário