sábado, 23 de agosto de 2014

OSR extras (5) - Touhou project Marisa Kirisame, ficha de rpg



Touhou é uma coisa incrível, apesar de um tanto obscura e difícil de se explicar. Em sua base, é um jogo de danmaku ('cortina de fogo', em japonês), onde você joga com garotinhas atirando balas coloridas umas nas outras. Contudo, falar de tal forma é o mesmo que dizer que 'Dark Souls é só um jogo de dark fantasy onde você joga com um zumbi' ou que 'Hora da Aventura é só um desenho sobre as aventuras de um garoto e seu cão mágico num mundo de fantasia'. Todas estas histórias têm um nível de densidade e complexidade que vai além destas primeiras vistas.

Quanto a Touhou, eu considero como uma das obras artísticas mais interessantes atualmente - em todo o seu aspecto plural de expressão, onde cada pedaço e parte compõem o quadro final: a maneira como cada personagem fala e se veste, como atacam, os padrões de ataque e de tiros, as músicas dos jogos e como as músicas interagem entre si de forma a criar uma história à parte, as inúmeras correlações feitas com a mitologia oriental, a crítica sutil feita ao mundo contemporâneo e nossa maneira de viver tão estressada, à atmosfera tão sensível que consegue transformar mesmo um demônio comedor de seres humanos numa criatura tão amável...

Dito tudo isso, hoje trago Marisa! a maga regular de Touhou; algo que eu vinha prometendo a uma amiga faz uns dias e finalmente resolvi fazer, ha! Como sempre, Old School fora, New School dentro dos colchetes.

Marisa, a Maga Comum, Humano Mago 7, Druida 3, Guerreiro 3, Ladrão 5

DV: 18 (7d4+3d8+3d10+5d6), ou 51 hp
At: 11 [+9]; Vassoura Mágica 7 [+13], 2d6 damage or Danmaku (veja abaixo)
CA: 8 [12], veja abaixo para detalhes
SV: 12+ (veja abaixo)
TN: Caótico e Bom
XP: 15.000

Especial:

. Quebrando as regras!: Marisa não segue as regras clássicas do OSR. Ela tem inúmeras classes diferentes e não sofre das restrições delas. Sua natureza forte e trabalhadora a torna adaptável, fazendo com que as regras se curvem aos seus desígnios.

. Um ladrão estranho!: A ladinagem de Marisa não parece ser motivada por ganância e desejo de riquezas. No final das contas, ela é bem 'balanceada', e todas as suas perícias ladinas contam como 60%.

. Apenas uma maga comum!: Apesar de ser uma das personalidades mais icônicas de Touhou e com enorme poder, a magia de Marisa é realmente limitada  - na maior parte das vezes somente mágicas de luz e fogo e somente mágicas de ataque. A maior parte de seus componentes mágicos vêm de cogumelos que ela encontra em sua morada, A Floresta da Magia - daí ela ter alguns níveis como Druida, apesar de só ter acesso à esfera de Plantas praticamente. O Mestre deve ter isso me mente pois, se encontrada aleatoriamente, Marisa provavelmente só terá magias de ataque e poucas de utilidades extras; contudo, é importante notar que ela pode se preparar muito bem para uma situação (veja em 'Esforço Extremo').

. Ze!: O 'ze!' é uma figura idiomática japonesa, tipo um 'né!' no português. Basicamente, o temperamento bonachão e 'espaçoso' de Marisa é legendário - mesmo ela sendo uma ladra reconhecida, ninguém realmente pega em seu pé ou vai tirar-lhe satisfação. Assim, Marisa recebe +3 em testes de reação e, no geral, ela é capaz de escapar de qualquer situação difícil só com seu carisma, independente de testes - mesmo que às vezes isso faça com que ela pareça infantil.

. Esforço extremo!: Marisa pode trabalhar incansavelmente por horas com dedicação extrema. Mais ainda, ela é capaz de inventar novos efeitos mágicos se for preciso, criar itens e poções conforme o GM queira caso ela tenha tempo para isso. E, mesmo sendo extremamente esforçada, Marisa vai até grandes sacrifícios para esconder esse seu esforço dos outros - assim, sua mágica é muito chamativa e natural, como um show de fogos-de-artifício, onde as pessoas não têm noção da dificuldade que foi de ser criado.

. Danmaku!: Marisa livremente pode atirar lasers, fogos e outros ataques baseados em luz e calor. Seus tiros são normalmente focados e poderosos. Usando seu Danmaku como ataque, ele tem At 5 [+15] e causa 4d6 de dano.

. Uma garotinha com uma minúscula área de contato!: Marisa é rápida e ágil quando voando em sua vassoura. Logo, sua CA vai para -5 [25] caso no ar. E, caso ela esteja lutando com alguém, ela provavelmente estará em sua vassoura - a menos que a impeçam de voar de alguma forma.

. Master Spark (Centelha Mestre)!: Seu ataque final e definitivo, Marisa pode usar seu item lendário o 'Mini-Hakero' para invocar a Master Spark - um giga foderoso canhão de laser. Ele causa 20d6 de dano (salvamento contra baforada reduz o dano à metade) numa linha de alcance enorme (atingindo qualquer coisa que esteja à sua frente e podendo se estender por dezenas, talvez centenas de metros - depende da vontade de Marisa). Contudo, ela tem um uso limitado e aleatório da Master Spark - sempre que a usar, role 1d6 e deixe o dado sobre a mesa. Para usá-lo de novo, jogue 1d6 e tire mais do que tirou da última vez; caso contrário, o Master Spark foi gasto e precisa ser recarregado no laboratório de Marisa.

. Itens mágicos!: Marisa tem uma coleção monumental de itens estranhos em sua casa - o GM pode nomear alguns como mágicos, se quiser. Ela tem um shopping em sua casa, vendendo parte destes itens, mas, como ela mora longe de toda 'civilização', quase ninguém vai lá. De qualquer forma, Marisa sempre está carregando sua vassoura mágica que, além de voar, parece ser completamente indestrutível. Além disso, ela também carrega seu Mini-Hakero que não só seve de foco para ela invocar a Master Spaerk, como também é capaz de criar chamas naturalmente e em vários níveis.

. Resistência a veneno e fraqueza ao frio: Apesar de ser um fato quase desconhecido, Marisa é resistente à venenos (a própria Floresta da Magia onde vive é venenosa e ela mesmo assim não tem problemas em viver lá), tornando-a imune a quase todo veneno natural e recebendo +2 em salvamento contra venenos mágicos. Quanto ao frio, ela recebe -2 em salvamentos para resistir a ele.

. Lute através do nihilismo!: Marisa tem um espírito indomável. Apesar de 'apenas um humano', e realmente ser frágil e fraca comparada aos inimigos cósmicos que encontra, ela tem uma força interna que a separa dos outros. Quando completamente dedicada a uma causa, com a decisão do GM, ela pode ganhar +49 hp (indo para um total de 100) e, sempre que falhar num salvamento, ela pode tentar novamente tendo um sucesso num 3+. 

. Estratégias de Combate!: Marisa vai para o combate com as armas à mostra. Ela não tem medo de usar força superior e mobilidade. Estará no ar, atirando seu Danmaku, lançando magias que sejam úteis e não terá comedimento em começar atirando sua Master Spark contra todos os inimigos. Se as coisas irem mal, ela irá disparar para longe na sua vassoura - e pouquíssimas criaturas podem ter qualquer esperança de conseguir emparelhar com ela.

Espero que tenham gostado de Marisa. Irei falar mais de Touhou eventualmente - acho que seria muito, muito mesmo interessante tentar adaptar Touhou para um sistema OSR. Talvez após terminar minha adaptação de Dark Souls.

Até lá,
Valete

Image:  Mokku

Se você gostou do post, você pode me ajudar compartilhando em suas redes. Caso tenha curiosidade, dê uma olhada em meus outros trabalhos e considere tornar-se meu patreon.



Nenhum comentário:

Postar um comentário