terça-feira, 12 de agosto de 2014

RPGaDay, rpg antigo que ainda lê/jogue - Daemon e AD&D

Rpgs antigos que leio, Daemon e AD&D
- ao fundo, Septimus Malleus -

Hoje, seguindo o #RPGaDay, falarei sobre o rpg antigo que eu ainda jogue/leia. Para os leitores desse site, não será uma surpresa ao dizer que eu ainda leio os antigos livros de AD&D. Portanto, para ir além do óbvio, irei falar de outro rpg antigo que eu ainda leio: O Daemon.

Comofalei anteriormente, o Daemon é, para mim, uma das três pedras fundamentais do rpg brasileiro (juntamente com 3d&t e Tagmar), e seria o equivalente ao 'Gurps' brasileiro. Ele tem a melhor progressão de atributos que já vi em qualquer rpg, usando uma fórmula que, para cada 6 pontos de atributo, seu valor efetivo dobraria. Além disso, o sistema tem um dos sistemas teóricos de magia mais bem constituídos – pois o autor do livro, Marcelo del Debbio, é ele mesmo um ocultista e as magias e práticas dentro do livro refletem, até onde eu saiba (e nisso posso estar errado), diretamente os seus estudos.

Arkanum, o cenário clássico de Daemon
- A inquisição medieval com anjos cruéis e demônios ambiciosos -

Contudo, Daemon é envolto em infâmia e, hoje, muito mal visto por todos que ainda não o joguem. A maioria de seus livros consiste de cópias de texto uns dos outros. Suas regras costumam ser, muitas vezes, mal explicadas ou com a sensação de 'inacabadas'. Sua progressão matemática de 'a cada 6, dobre o efeito' não consegue ser aplicada de maneira efetiva às rolagens do sistema, e mesmo o sistema de magia, que é extremamente bem feito teoricamente, na parte mecânica do sistema é bastante simples e não passa de um sistema comum de 'pontos de magia'.

Mesmo assim, é um rpg extremamente importante para mim. Esse aspecto 'por fazer' do Daemon dá a ele uma aura equivalente ao antigo D&D, onde os mestres tinham que improvisar regras na hora. Da mesma forma, uma das maiores comunidades Old School do Brasil é a de Daemon, criando novos livros e regras mesmo após o jogo estar parado há quase uma década.

Irei depois falar mais desse importante e incrível rpg. Mas e quanto a vocês, qual rpg antigo ainda joguem?

Até lá,

Valete!

Nenhum comentário:

Postar um comentário