quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Reflexões - Dark Souls e o rpg de mesa Old School


Luz e Trevas, Vida e Morte
- Dark Souls e o Old School -

Tenho pensado ultimamente em adaptar para regras Old School um jogo de que gosto muito: Dark Souls. Isso porque acredito que ambos – o Old School e o Dark Souls – têm muito em comum, e seria bastante interessante jogar um jogo de rpg de mesa de Dark Souls usando regras assim. Mas por que acredito serem o Dark Souls e o Old School semelhantes?

Primeiro, vamos falar de Dark Souls. Ele é um jogo de video game onde o jogador controla um Undead (morto-vivo), uma pessoa amaldiçoada a jamais morrer e cuja humanidade, com cada morte, vai lentamente se perdendo, até tornar a pessoa numa casca vazia (Hollow) – essencialmente, um zumbi. O jogo tem ganhado bastante renome pelo seu cenário e denso e detalhado, pela sua história complexa e misteriosa, pelo seu combate tático e realista, e pela sua imensa dificuldade.

O cenário de Dark Souls é de um primor estético raríssimo de se encontrar – não necessariamente pelo nível tecnológico das imagens, mesmo sendo este altíssimo, mas pelas escolhas de design e minúcias. Cada ambiente, cada peça de roupa, cada pedra, cada tufo de grama foi minuciosamente pensado e escolhido – os detalhes da criação e design do jogo, revelados pelos criadores, é impressionante, tudo partindo de um conceito de 'decadência nobre' encabeçada por seu diretor, Miyazaki.

A história em Dark Souls é minimalística, escondida principalmente nas descrições dos itens que o jogador encontra durante o jogo. Devido a esse fato, muitas das pessoas reclamaram que Dark Souls não tinha história, pois nunca chegaram a ler as descrições dos itens, falando somente com os Npcs dentro do jogo – e estes Npcs só falam superficialmente da história. Para entender o que se passa em Dark Souls, o jogador deve recolher diversos itens e analisar tudo, inclusive onde os itens foram encontrados, com qual tipo de monstro, em qual lugar e a ligação do item com outros semelhantes dentro do jogo.

O combate em Dark Souls é, para mim, uma das mais interessantes mecânicas que apareceram nos jogos eletrônicos nos últimos tempos. Não mais tentando emular os combates de super heróis ou de anime japonês, o combate em Dark Souls é muito mais 'pé no chão'. Os movimentos são mais plausíveis, cada arma tem sua vantagem e desvantagem e cada inimigo tem seu conjunto de ataques que o jogador deve conhecer; pois mesmo os inimigos mais fracos do jogo são capazes de matar o personagem mais forte, caso o jogador esteja desatento.

- Dark Souls Mimic -
Pois morrer, em Dark Souls, faz parte da experiência. Na verdade, o jogo é construído de forma a ensinar aos jogadores os limites de seus personagens através de suas mortes. Muitas vezes até parece que o jogo é sádico, insensível, com armadilhas feitas especialmente para matar os personagens – como o caso do Mímico, um monstro que parece um baú de tesouro e devora o personagem de uma só vez. Isso é proposital, existe para deixar o jogador sempre atento, percebendo que o mundo está vivo, cheio de criaturas predadoras prontas para terminar com ele. A morte torna o mundo real e eleva a dedicação e identificação do jogador com o mundo do jogo.

Curiosamente, tudo isso faz de Dark Souls um paralelo direto com os jogos Old School de rpg. Os combates no Old School necessitam de um bom senso dos jogadores, pois muitas criaturas têm habilidades letais, capazes de matá-los instantaneamente. Os cenários Old School costumavam focar muito em detalhes às vezes triviais, como a textura do solo de uma masmorra, a altura até o teto, o nível de umidade em determinado aposento – detalhes que, nos rpgs mais modernos, acabaram dando lugar mais à parte narrativa ou mecânica do jogo. Também interessante é ver a elaboração da história em muitos módulos old school, com ênfase em certos aspectos materiais – como os itens dos personagens.


Vistas fantásticas e existências efêmeras
- Uma estética de 'Nobre Decadência' -

Mas, principalmente, creio que o grande unificador destes dois mundos é a verossimilhança que existe entre o mundo fictício e a atenção do jogador através da morte. É a mortalidade do personagem que parece dar vida à sua história. E não digo isso simplesmente porque os sistemas Old School eram fáceis ou difíceis de se morrer, mas porque as suas regras eram finais. As regras davam contornos e brilhos próprios às histórias, da mesma forma como a dificuldade de Dark Souls parece criar um mundo 'concreto', onde os jogadores realmente se sentem vencendo os desafios propostos.

Com todo esse preambular, espero ter mostrado a ligação entre Dark Souls e o Old School. Na próxima vez eu começareia adaptação de Dark Souls para rpg de mesa.

Até lá,

Valete.

Imagens 1 , 2, 3

Se você gostou do post, você pode me ajudar compartilhando em suas redes. Caso tenha curiosidade, dê uma olhada em meus outros trabalhos e considere tornar-se meu patreon.


Um comentário: