segunda-feira, 11 de agosto de 2014

RPGaDay, rpg mais estranho - Terra de Og e Defensores de Tóquio


Rpgs estranhos: Terra de Og e Defensores de Tóquio
- ao fundo, Aura -
Hoje, seguindo o #RPGaDay, falarei sobre o rpg mais estranho que eu tenho. Como este é um blog bilingue, irei falar de um rpg brasileiro e um estrangeiro.

Minha escolha do estrangeiro é Terra de Og – um rpg de cunho cômico ambientado na idade da pedra, com seres humanos ao lado de dinossauros e coisas assim. De um modo geral, seu sistema de resolução é bem Old School, não só por ter um sistema de classes mas também devido às suas semelhanças com os jogos de estratégia, tendo rolagens múltiplas de ataque, absorção de dano pela armadura do monstro.

O livro da expansão do Terra de Og

Contudo, a coisa mais interessante e estranha do sistema é o fato de que, se passando na idade da pedra, a humanidade ainda estaria 'desenvolvendo' sua capacidade linguística. Daí, os personagens tem um acesso limitado ao vocabulário que possuem. Isso faz com que os jogadores tenham que tentar se comunicar quase que exclusivamente com gestos e grunhidos, tendo à disposição apenas algumas palavras chaves (feio, grande, perigoso etc). É um rpg bastante interessante.

Para meu rpg brasileiro, apesar de ter alguns um tanto bizarros – como o obscuro Utopia – eu resolvi falar de um outro; um que é bastante importante para o hobby no Brasil. O Defensores de Tóquio (mais conhecido como 3d&t).


Defensores de Tóquio Original
- onde a zueira é sem limites -

Também um rpg de cunho satírico e cômico, o 3d&t tinha como objetivo fazer jogos zoando o estilo dos animes, games e mangas japoneses. Com o passar do tempo, o sistema foi se diversificando e ganhando corpo, e agora é um sistema genérico para jogar rpgs onde os personagens sejam relativamente poderosos. Essa versão que mostro na foto mostra a ideia original, com várias figuras fazendo sátiras de clichês de animes.

O sistema é bem simples: cinco atributos básicos (Força, Habilidade, Resistência, Armadura e poder de fogo). Em combate, role 1d6 + Força (ataques melee) ou Poder de fogo (ataques à distância), reduza a armadura do oponente e cause dano igual à diferença aos pontos de vida dele. Para os testes de perícia, role 1d6 e tente tirar igual ou menos à sua Habilidade. Para os testes de resistência, role 1d6 e tente tirar menor ou igual à sua Armadura ou Resistência (dependendo da situação). Existe ainda uma lista de perícias, vantagens e desvantagens, mas essa é a base do sistema.

O 3d&t é um dos três grandes sistemas 'Old School' do Brasil, junto com Tagmar (o D&D brasileiro), e Daemon (o Gurps brasileiro). Esses três foram talvez os mais influentes e importantes para criar o quadro rpgístico no Brasil e, futuramente, pretendo revisá-los de maneira devida.

Por hora, é só. Agora digam-me, quais os rpgs estranhos que vocês têm?

Até então,

Valete!

Nenhum comentário:

Postar um comentário