quarta-feira, 6 de agosto de 2014

O resultado! Falando com os Leitores (1) – O que as pessoas disseram sobre PV?

'Luce sunt clariora tua consilia omnia'- 'Todos os teus conselhos são mais claros que a luz'
Cicero, grande orador da antiga Roma


(Resumo TL;DR)

. Este post é o resultado das discussões e comentário dos leitores sobre Pontos de Vida.

. Os principais pontos de discussão foram: Pontos de vida são mais que somente 'Resistência'; Pontos de vida não representam nível de ferimento ou dano estrutural real; Como interpretar e descrever Pontos de Vida no jogo; Como lidar com a situação da 'Adaga no pescoço'; Como outros sistemas lidam com Pontos de Vida.

><><

Um dos objetivos deste blog é o de falar sobre jogos, que as pessoas aqui venham e falem sua opinião e se juntem à discussão com outros. Eu fiquei bastante impressionado com a quantidade de comentários feita pelos grupos de rpg em inglês do blog. A discussão se espalhou por muitos grupos no facebook: Tabletop Role-playing Games, Old School TSR gamers, Old School Roleplaying, Youtube Rpg Brigade, Dungeons and Dragons (AD&D 2nd edition) e Old School Gamers.

- Os pontos discutidos principalmente - 

. Pontos de vida são mais que 'Resistência': Este foi o ponto no qual me parece que todos concordaram. PV, assim como normalmente é entendido atualmente em D&D, representa também 'mágica', 'sorte', 'esquiva', 'estamina', 'fadiga' e outras ideais abstratas ao invés de apenas 'resistência física'.

. Pontos de vida não representam nível de dano ou dano estrutural: Muitos tocaram nesse assunto, onde PV seria somente uma abstração mecânica para tornar o combate mais fácil de se lidar. Assim, ele não representaria quão batido um combatente esteja – ou, pelo menos, não há grande influência mecânica nesse aspecto, como o 'Bloodied' no 4a edição que, a não ser por ativar alguns efeitos, não implica em grandes penalidades. Muitos leitores também deram sugestões para diferentes regras de modificadores com relação à quantos Pvs você ainda tenha.

. Como interpretar e descrever Pvs no jogo: Um dos grandes problemas no que concerne Pvs é 'como um mestre ou jogador narra o efeito do dano?'. O que a maioria das pessoas disse foi que você deveria ver quantos 'por cento' do máximo de HP foi tirado num ataque bem sucedido. Logo, perder 1 a 5% iria significar uma evasão, esquiva ou ataque de raspão. 10-25% seria um golpe, apesar de não muito forte. Algo mais que isso seria um ataque poderoso para ser descrito. Da mesma forma, narrar ataques de finalização (onde acontece a morte de um oponente) só deveria ser permitido quando a criatura morre com o dano dado pelo ataque.

. Como lidar com a situação da 'Adaga no Pescoço': No D&D old school, não havia regras diretas dizendo como ligar com isso, e o bom senso deveria ser aplicado. Em novas edições, existe a regra do 'golpe de misericórdia', que poderia matar um combatente num único golpe. O que a maioria dos leitores concordou sobre foi que, se uma situação se mostrasse letal, ou o personagem morreria direto ou deveria fazer um salvamento (Fortitude ou Veneno/Morte e similares) para escapar da morte.

. Como outros sistemas lidam com pontos de vida: O que foi acertado entre os leitores é que D&D simula combates 'heróicos' ou 'cinematográficos' e, por isso, o PV não reflete quão cansativo um combate possa ser para o corpo. Muitos diferentes sistemas foram citados que representam de forma diferente como o dano é recebido pelos personagens. Dois sistemas que foram bastante citados são o Savage Worlds, um que também simula combates fantásticos e orientados para ação, que usa algo similar à CA em D&D mas, ao invés de Pontos de Vida, os personagens teriam 'Níveis de Ferimento'; e o outro sistema foi o Storyteller, que usa uma forma mais concisa e realística de Pontos de Vida, além de ter regras para níveis de ferimento e como eles impactam no desempenho do personagem.

><><


- Lendo atentamente os comentários -

E é isso pessoal, espero que vocês tenham gostado do que o lado em inglês disse e que o de cá discuta mais. Assim poderemos depois comparar o que foi dito entre os dois lados, seria uma experiência interessante. No próximo post de combate em D&D, irei discutir sobre um ponto sobre o qual as pessoas costumam falar pouco, mas bastante curioso: 'iniciativa' e 'declaração de ações'.

Até lá,

Valete!

Nenhum comentário:

Postar um comentário