terça-feira, 12 de agosto de 2014

Rpgs Brasileiros – Old Dragon e o Old School brasileiro

Old Dragon
- a Old School Renaissance no Brasil -
Heia, já faleium pouco sobre rpgs brasileiros, como o 3d&t, o Daemon e o Tagmar. Mas agora quero falar de um rpg que segue as influências da Old School Renaissance (OSR): o Old Dragon.

Assim como acontece com os outros rpgs OSR, o Old Dragon (OD) tem suas regras baseadas nas edições antigas de D&D – contudo, enquanto alguns tentam seguir uma edição de perto, OD juntou diversos conceitos e criou um novo arranjo das regras, mas ainda conseguindo se manter compatível com os materiais Old School.

Da 1a Edição de D&d, OD usa as jogadas simplificadas de salvamento, tendo apenas uma jogada de proteção. Além isso, usa o mesmo sistema de tendências, possuindo apenas Ordem, Neutralidade e Caos. Com relação às classes, OD usa a base da 2a Edição de D&D, onde as raças se diferenciam das classes e não existe uma lista de talentos nem de perícias – os poderes especiais são ganhos a partir do avanço em níveis de uma classe específica. Com relação aos atributos, seus modificadores seguem o padrão da 3a edição de D&D (12 = +1; 16 = +3; 20 = +5; 30 = +10 etc) e, no geral, os valores estatísticos são semelhantes à 3a edição. Assim, de maneira geral, OD usa estatísticas da 3a edição, usando as mecânicas de resolução da 2a edição e com alguns toques pontuais da 1a edição.

Apesar de relativamente novo (não ter nem 5 anos no mercado), OD tem uma das comunidades mais ativas de rpg no Brasil, incluindo jogadores antigos (da época de AD&D) e novos que criam novos suplementos, regras e aventuras para o jogo. OD, sendo até então o único rpg OSR publicado no Brasil, tem contribuído bastante para que o Old School continue forte no Brasil.

Old Dragon e suas belíssimas ilustrações
Espero que tenham gostado dessa pequena apresentação do Old Dragon e do Old School no Brasil. Pretendo logo estar postando sobre adaptações de lendas brasileiras para serem usadas com regras Old School, de modo a contribuir para os Gms de todo mundo que tenham interesse em usá-las nas suas aventuras e campanhas.

Até então,
Valete






Nenhum comentário:

Postar um comentário